Objetivos Específicos

  • Conhecer diferentes processos de produção de energia – renováveis e não renováveis;
  • Refletir sobre os efeitos ambientais decorrentes dos diferentes tipos de produção energia;
  • Absorver conhecimentos específicos sobre o processo de produção de energia Eólica, Solar e Hídrica;
  • Compreender a influência do desenvolvimento tecnológico nas condições de vida, e de preservação do meio ambiente, avaliando os avanços gerados por essas fontes de energia renováveis.
    Despertar consciência sobre atitudes e responsabilidade no uso da energia no cotidiano.

Público alvo e resultados esperados

O conteúdo programático educativo direciona-se essencialmente aos alunos de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior e professores das unidades escolares contempladas pelo projeto, também como comunidades e visitantes em geral.

  • Estudantes e Comunidade: pretende-se despertar o interesse por questões relacionadas à produção e uso responsável e seguro da energia no cotidiano e.
  • Professores: Acompanhar junto com os alunos as atividades e temas propostos pelo projeto, para passar em sala de aulas outros temas relacionados com expectativas de despertar a consciência e o fortalecer o comprometimento dos alunos em prol do uso responsável e seguro da energia.

Sumário da proposta pedagógica

  • O conteúdo programático proposto pelo projeto AULAS DE ENERGIA baseia-se nos temas ENERGIA RENOVÁVEIS, ENERGIA EÓLICA, ENERGIA SOLAR E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA;
  • Os principais objetivos do projeto são colaborar com a construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades e inserção no ambiente social dos alunos participantes;
  • Pretende-se, desta maneira, contribuir com a transformação da percepção destes alunos em relação às questões inerentes à produção e consumo de energia e seus efeitos no meio-ambiente e na sociedade como um todo;
  • Além da absorção dos conhecimentos previstos, as atividades do projeto visam provocar nos participantes uma reflexão sobre a questão energética a partir do ponto de vista da ética, desenvolvimento econômico e salvaguarda dos patrimônios material, imaterial e ambiental.