22 de outubro de 2017

Espaço Usina Solar Pituaçu

A Coelba em parceria com o Governo do Estado da Bahia criou o Aulas de Energia – Espaço Usina Solar Pituaçu, localizado no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), aberto e dedicado a difundir o uso de tecnologias inovadoras e renováveis como a energia solar e à conscientização sobre uso eficiente da energia elétrica.

Estádio de Pituaçu

Foto aérea das placas solares do Estádio de Pituaçu
Foto aérea dos painéis solares do Estádio de Pituaçu

As visitas são gratuitas e o agendamento deverá ser solicitado, previamente, através do telefone (71) 99692-0224 ou pelo email coelba@aulasdeenergianeo.com.br. Verifique a disponibilidade em nossa agenda.

Estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração solar fotovoltaica, bem como conhecer na prática uma usina geradora, podem visitar o espaço, onde poderão conhecer:

Processo de implementação da Usina no Estádio:

Os visitantes poderão saber mais sobre as tecnologias utilizadas na usina do estádio, a Resolução Normativa nº 482, o Programa de Eficiência Energética da ANEEL e as dificuldades encontradas durante a construção.

Vídeos e painéis informativos:

Nesta etapa da visita são apresentados vídeos e painéis relacionados aos seguintes temas: “O Sol como fonte de energia para geração de eletricidade”; “Energia solar fotovoltaica”; “Vantagens da energia fotovoltaica”;  “Sistema Conectado à Rede de Distribuição”; “Tecnologias de Painéis Fotovoltaicos”; dentre outros.

Sistema de Análise e Aquisição de Dados:

O visitante poderá visualizar em tempo real a geração de energia da usina solar fotovoltaica do estádio.

Simulador:

Um passeio virtual pelas instalações da usina (sala de inversores e cobertura das arquibancadas) através de um software desenvolvido pelo Grupo Neoenergia. É possível simular o percurso aparente do Sol sobre as instalações do estádio com o experimento Heliodon de Analemas.

Foto dos equipamentos interativos do centro de visitação do Estádio de Pituaçu

Foto dos equipamentos interativos do Espaço Usina Solar Pituaçu