Espaço Ecoposto Energia Eólica

No Aulas de Energia – Espaço Ecoposto Energia Eólica, o visitante poderá conhecer, por meio de aulas teóricas e práticas, a geração de energia elétrica, com ênfase na energia eólica. Localizado na sede Ecoposto do IDEMA – Maracajaú em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, o espaço tem como  objetivo principal conscientizar a todos sobre a importância da geração e uso da energia, em especial das energias renováveis, como a eólica, e a necessidade de utilizarmos a energia de forma eficiente e segura em nosso dia-a-dia, evitando o desperdício e preservando o meio ambiente. Além da absorção dos conhecimentos previstos, as atividades do projeto visam provocar nos participantes uma reflexão sobre a questão energética a partir do ponto de vista da ética, desenvolvimento econômico e salvaguarda dos patrimônios material, imaterial e ambiental

Espaço Ecoposto Energia Eólica

Foto da fachada do Ecoposto de Idema.

                                                      Foto da fachada do Ecoposto de Idema.

Com a parceria da Força Eólica do Brasil, Iberdrola e do IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, as atividades previstas no projeto incluem a exibição de vídeos, debates, manuseio de maquetes que reproduzem a geração de energia e ferramentas interativas, com o tema “Eficiência Energética e Segurança com Energia”.

As visitas são gratuitas e o agendamento deverá ser solicitado, previamente, através do telefone     (84) 99867-4994 / 3645-7190  ou pelo email cosern@aulasdeenergianeo.com.br Verifique a disponibilidade em nossa agenda.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer diferentes processos de produção de energia – renováveis e não renováveis.
  • Refletir sobre os efeitos ambientais decorrentes dos diferentes tipos de produção energia.
  • Absorver conhecimentos específicos sobre o processo de produção de energia eólica.
  • Compreender a influência do desenvolvimento tecnológico nas condições de vida, e de preservação do meio ambiente, avaliando os avanços gerados por essas fontes de energia renováveis.
  • Despertar consciência sobre atitudes e responsabilidade no uso da energia no cotidiano.

Público Alvo:

O conteúdo programático educativo direciona-se essencialmente aos alunos de Ensino Fundamental, do segundo segmento – 6° ao 9° ano e professores das unidades escolares contempladas pelo projeto.

Estudantes: pretende-se despertar o interesse por questões relacionadas à produção e uso responsável da energia no cotidiano.

Professores: Acompanhar junto com os alunos as atividades e temas propostos pelo projeto, para passar em sala de aulas outros temas relacionados com expectativas de despertar a consciência e o fortalecer o comprometimento dos alunos em prol do uso responsável e seguro da energia.

A VISITA

As visitas, estimadas para durar em torno de duas horas e meia, estão estruturadas para receber grupos de 40 a 50 alunos por vez. Visando explicar as fontes primárias e secundárias, impactos sobre o meio natural, transporte e distribuição, disponibilidade de recursos etc., seguem o roteiro a seguir:

  • Sala Interativa Eficiência Energética:

Informações, fatos e dados relacionados às diferentes formas de produção de energia, com ênfase nos temas centrais do projeto – Energias Renováveis, Energia Eólica e Eficiência Energética.

  • Maquetes:

Simulação de diferentes formas de produção de energia, possibilitando aos alunos uma análise detalhada das estruturas básicas em cada um dos casos.

  • Sala Corais e Meio Ambiente:

Espaço para reflexão da importância da salvaguarda do meio ambiente marítimo local para a subsistência e equilíbrio da vida social dos moradores da região.

  • Roda de Idéias:

Debates para uma reflexão mais profunda em torno dos temas centrais, com o intuito de desenvolver opiniões e críticas construtivas sobre os temas propostos, despertando a conscientização sobre comportamentos de consumo e seus impactos ao nosso meio ambiente.

  • Visita ao Parque Eólico:

Percorre-se um parque eólico, para aproximar-se de um aerogerador, onde os monitores explicam o funcionamento e as principais características deste tipo de infraestrutura (dimensões, recuperação de terrenos, compatibilidade com a agricultura e pecuária local, etc).

 

Parque Eólico Arizona 1

 

Parceria: