22 de outubro de 2017

Espaço Museu da Energia

O Museu da Energia é um espaço criado para que os visitantes tenham a oportunidade de conhecer os princípios da eletricidade e suas aplicações, além de aprender métodos eficientes de economia de energia. Localizado no primeiro andar do prédio histórico da Coelba na Praça da Sé, em Salvador, o espaço tem como proposta fazer com que o público conheça a história da eletricidade, por meio do uso de experimentos científicos, com painéis, monitores e linguagens adaptadas às mais diversas faixas etárias, além de disseminar informações sobre a importância de se utilizar a energia elétrica de forma correta, eficiente e segura.

Museu da Energia

O Museu da Energia está localizado na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador.
O Museu da Energia está localizado na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador.

 As visitas são gratuitas e o agendamento deverá ser solicitado, previamente, pelo  telefone (71) 3324-9608 ou pelo email coelba@aulasdeenergianeo.com.br. Verifique a disponibilidade em nossa agenda.

O Museu da Energia  cria um verdadeiro espaço para o desenvolvimento da Ciência através de forma interativa e lúdica. Lá você poderá encontrar:

Memorial da eletricidade:

Painéis com síntese histórica do uso da energia desde a pré-história até os dias atuais;

Experimentos interativos e maquetes por tema:

Conversão de Energia; Eficiência Energética; Eletromagnetismo; Eletrostática; Geração de Energia; Óptica e Transmissão de Energia.

Maquete Virtual:

Simula a geração de energia elétrica nas diferentes usinas (eólica, solar e hidroelétrica) possibilitando aos alunos uma análise detalhada das estruturas básicas em cada tipo de usina, além de propor conhecimento e conceitos sobre o uso seguro da energia, bem como dicas de economia de energia.

Espaço Eficiente:

Onde o visitante tem a oportunidade de conhecer conceitos sobre a utilização da eletricidade de forma eficiente e segura além de divulgar o uso de equipamentos eficientes de forma interativa.

Imagem interna do Espaço Museu da Energia
Imagem interna do Espaço Museu da Energia (fonte: Estúdio Gato Louco)